quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Projeto MPT na Escola


Projeto MPT na Escola

Direção:
Prof.ª Rosimar dos Santos Alves
Diretora Adjunta:
Prof.ª Christiane Carvalho Cristaldo
Coordenadoras:
Prof.ª Ednéia Marques,
Prof.ª Denisy Dealtry,
Prof.ª Maísa Carvalho,
Prof. ª Porfiria Monges
Prof.ª Viviane Hammes
Professores envolvidos no projeto:
Cristiane
Katiuscia Pinto de Arruda
Laureane Fleitas
Professor da STE:
Iran Pereira Lins
Monalisa Mara Meninelli Molina
Escola:
E.P.M. Ramiro Noronha
Público Alvo:
Alunos do 6°Ano A, B, C e E
Turno:
Matutino e Vespertino
Apresentação
A Escola Polo Municipal Ramiro Noronha Realizou, no período de agosto a Novembro, o projeto "Trabalho Infantil". As ações fazem parte do Projeto MPT na Escola desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.
Durante a execução do projeto foi ressaltada a importância de estudar e fazer com que crianças e adolescentes cheguem ao mundo do trabalho no seu devido tempo. Os alunos produziram dentre várias atividades livros, murais, desenhos, montagem de desenhos no computador, vídeos sobre o tema, parodias, pesquisa na internet e produção de textos.
O projeto. O MPT na Escola consiste em ações voltadas para a promoção de debates, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente à erradicação do trabalho infantil e à proteção do trabalhador adolescente.
Objetivo

O projeto tem por objetivos intensificar o processo de conscientização da sociedade e dos alunos para a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao adolescente trabalhador; romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente; capacitar e sensibilizar professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais do ensino para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral, em prol da erradicação do trabalho infantil;
Mediante parcerias entre o Ministério Público do Trabalho e as Secretarias Municipais de Educação. Com base nessas parcerias são realizadas oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais de educação sobre os temas objeto do projeto, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
Os
educadores capacitados, atuando como multiplicadores, abordam esses temas em sala de aula, realizam trabalhos em sala de aula e na sala de tecnologia, nas ações de sensibilização e conscientização contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente.


Justificativa

O Projeto MPT na Escola consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, sobre os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil e a proteção adolescente trabalhador.

Conclusão

Os professores receberão informações sobre como abordar o trabalho infantil em sala de aula, por meio da cartilhaBrincar, estudar, viverTrabalho, quando crescere do guia para ação municipalPrevenção e Eliminação do Trabalho Infantil, disponibilizados pelo MPT em Colatina.
Após a capacitação, os educadores atuarão como multiplicadores, abordando o tema em sala de aula, podendo, ainda, realizar eventos escolares que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar.
  






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário