LER E ESCREVER NA ERA DIGITAL.
Desafios e
mudanças.
Ponta Porã- MS
Detalhes do Projeto:
Direção: Prof.ªRosimar dos Santos Alves;
Diretora
Adjunta: Prof.ª Cristiane
Carvalho Cristaldo;
Coordenadoras : Prof.ª ;
Professores de
Língua Portuguesa 6˚ a 8˚ Ano: Walkiria,Simone
e Roseli.
Professores
Regentes 5˚ Ano: Ilânia, Romilda, Ivonice e Wilson.
Professora
Responsável pelo Projeto: Denise Farias Boeira.
Público Alvo: Alunos do 5° ao 8° Ano.
Turno que será
desenvolvido: Matutino e vespertino.
INTRODUÇÃO
Sabemos que o trabalho com
leitura, sendo em classe ou não deve ser uma prática constante no ensino de
Língua. Como é um hábito que por vários motivos os nossos alunos não têm muito
em fazer fora da escola, procuramos com este projeto, fazer com que a escola se
torne um veículo de interação desses alunos, oferecendo-os através de nossas
possibilidades, praticas de leitura eficaz e qualitativa em diferentes gêneros
textuais, para que se forme leitores capazes de ler identificando elementos
implícitos no texto e para o auxílio na produção escrita. Se tornando assim um
leitor competente. Consequentemente buscaremos com esse propósito, melhorar o
índice de aprendizagem, além de incentivar os alunos a terem iniciativa própria
para a leitura seja na classe ou extraclasse, seja no computador ou utilizando
as novas mídias, o importante nesse projeto é explorar o máximo tudo o que
temos de novidades tecnológicas no contexto escolar.
JUSTIFICATIVA
Propomos desenvolver este projeto,
reconhecendo que ler e escrever são fundamentais para a vida pessoal e social
do educando. Visto que ele está diante de varias possibilidades de
conhecimentos criados pelo homem. Sendo assim precisa saber discernir e
analisá-las para criar novos conhecimentos, favorecendo seu crescimento
intelectual, artístico e social.
O aluno da “Era Digital” tem iniciativa e pode ser ativo no
aprendizado. A didática na classe tem de abrir espaço para esse protagonismo.
Se você proíbe o uso de equipamentos como celular, distancia a sala do que é
vivido fora dali. Com aulas participativas e com propósito é claro, o aluno dá
novo sentido a necessidade de aprender.
OBETIVO GERAL
Elevar
o nível dos alunos através do incentivo a leitura e escrita.
OBETIVOS ESPECÍFICOS
l Adquirir prazer na leitura;
l Melhorar a escrita;
l Desenvolver a capacidade de comentar o que
leu;
l Estabelecer relação entre o texto lido e
outros já conhecidos;
l Incluir informações dadas sobre o texto na
elaboração de comentários;
l Comparar textos;
l Desenvolver habilidade de leitura de
textos não verbais;
l Conhecer as características dos gêneros
textuais;
l Conhecer autores conceituados da
literatura brasileira;
l Aprender a analisar textos;
l Conhecer, observar e produzir contos;
l Aprender a ler através do computador;
l Aprender a digitar seus textos;
l Desenvolver estratégias de leitura;
l Aprimorar a leitura oral lendo em voz
alta;
l Incentivá-los a levar livros para lerem em
casa;
l Fazer rodas de leitura e debate com
diferentes textos;
l Trabalhar produção textual coletiva
METODOLOGIA
l Escolher os livros para serem lidos em
casa;
l Estipular a data a ser entregue;
l Trazer um caderno para a organização das
leituras;
l Pedir para cada aluno escrever seu nome e
o nome do livro que está levando;
l Conscientizá-los da sua responsabilidade
para com o livro;
l Pedir que façam anotações da leitura, bem
como: autor, ano, editora, etc.;
l Fazer rodas de leituras para que as mesmas
possam ser comentadas;
l 5˚
ano Reescrever e criar histórias no computador;
l Para o 6°Ano, trabalhar uma vez por
mês leitura e reescrita de poesias através do computador;
l Para o 7° e 8°ANO, trabalhar
Contos;
l Trabalhar a biografia de diferentes
autores;
l Recontar o texto que leu em cada mês;
l Fazer a correção e guardá-la para a
montagem de um livro no final do ano;
l Expor esse livro para a comunidade
escolar, com um dia de autógrafos;
l Montar um jornal para expor no mural da
escola;
l Ler em voz alta para treinar a leitura;
l Trabalhar as leituras digitais junto com a
professora de Tecnologia.
RECURSOS
Livros
didáticos, paradidáticos, revistas do FNDE, Dvds do TvEscola, dicionário,
cartolina, papel manilha, folha sulfite, Textos disponíveis na internet , pen drive, lousa digital ( quando estiver
disponível na escola), Data show, câmera digital, gravador de celulares, aparelho
de som, fones,etc.
RESULTADOS
ESPERADOS
A presente proposta de trabalho consiste
no pressuposto de que os alunos com defasagem na leitura e escrita, ao
terminarem o projeto sejam capazes de dominar com mais rapidez e eficiência os
conteúdos curriculares.
Esclarecer para os alunos
que não importa o ano ou século em que
vivemos o importante é estarmos aptos a lidar com todas as tecnologias, pois a
aula do futuro já existe e estamos vivenciando ela a cada dia.
O que almejo como professora de Tecnologia é trabalhar conteúdos
como gramática, produção textual e oralidade com a finalidade de familiarizar
todos com os recursos digitais.
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