segunda-feira, 11 de março de 2013

LER E ESCREVER NA ERA DIGITAL.


LER E ESCREVER NA ERA DIGITAL.

 

 

 

Desafios e mudanças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ponta Porã- MS

                        

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                

 

 

Detalhes do Projeto:

 

 

 Direção: Prof.ªRosimar dos Santos Alves;

 

 

Diretora Adjunta: Prof.ª Cristiane Carvalho Cristaldo;

 

 

Coordenadoras : Prof.ª ;

 

Professores de Língua Portuguesa 6˚ a 8˚ Ano:  Walkiria,Simone e Roseli.

 

Professores Regentes 5˚ Ano: Ilânia, Romilda, Ivonice e Wilson.

 

Professora Responsável pelo Projeto: Denise Farias Boeira.

 

 

Público Alvo: Alunos do 5° ao 8° Ano.

 

 

Turno que será desenvolvido: Matutino e vespertino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 Sabemos que o trabalho com leitura, sendo em classe ou não deve ser uma prática constante no ensino de Língua. Como é um hábito que por vários motivos os nossos alunos não têm muito em fazer fora da escola, procuramos com este projeto, fazer com que a escola se torne um veículo de interação desses alunos, oferecendo-os através de nossas possibilidades, praticas de leitura eficaz e qualitativa em diferentes gêneros textuais, para que se forme leitores capazes de ler identificando elementos implícitos no texto e para o auxílio na produção escrita. Se tornando assim um leitor competente. Consequentemente buscaremos com esse propósito, melhorar o índice de aprendizagem, além de incentivar os alunos a terem iniciativa própria para a leitura seja na classe ou extraclasse, seja no computador ou utilizando as novas mídias, o importante nesse projeto é explorar o máximo tudo o que temos de novidades tecnológicas no contexto escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

 Propomos desenvolver este projeto, reconhecendo que ler e escrever são fundamentais para a vida pessoal e social do educando. Visto que ele está diante de varias possibilidades de conhecimentos criados pelo homem. Sendo assim precisa saber discernir e analisá-las para criar novos conhecimentos, favorecendo seu crescimento intelectual, artístico e social.

O aluno da “Era Digital” tem iniciativa e pode ser ativo no aprendizado. A didática na classe tem de abrir espaço para esse protagonismo. Se você proíbe o uso de equipamentos como celular, distancia a sala do que é vivido fora dali. Com aulas participativas e com propósito é claro, o aluno dá novo sentido a necessidade de aprender.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 OBETIVO GERAL

 

  Elevar o nível dos alunos através do incentivo a leitura e escrita.

 

 OBETIVOS ESPECÍFICOS

 

l  Adquirir prazer na leitura;

 

l  Melhorar a escrita;

 

l  Desenvolver a capacidade de comentar o que leu;

 

l  Estabelecer relação entre o texto lido e outros já conhecidos;

 

l  Incluir informações dadas sobre o texto na elaboração de comentários;

 

l  Comparar textos;

 

l  Desenvolver habilidade de leitura de textos não verbais;

 

l  Conhecer as características dos gêneros textuais;

 

l  Conhecer autores conceituados da literatura brasileira;

 

l  Aprender a analisar textos;

 

l  Conhecer, observar e produzir contos;

 

l  Aprender a ler através do computador;

 

l  Aprender a digitar seus textos;

 

l  Desenvolver estratégias de leitura;

 

l  Aprimorar a leitura oral lendo em voz alta;

 

l  Incentivá-los a levar livros para lerem em casa;

 

l  Fazer rodas de leitura e debate com diferentes textos;

 

l  Trabalhar produção textual coletiva

 

 METODOLOGIA

 

l  Escolher os livros para serem lidos em casa;

 

l  Estipular a data a ser entregue;

 

l  Trazer um caderno para a organização das leituras;

 

l  Pedir para cada aluno escrever seu nome e o nome do livro que está levando;

 

l  Conscientizá-los da sua responsabilidade para com o livro;

 

l  Pedir que façam anotações da leitura, bem como: autor, ano, editora, etc.;

 

l  Fazer rodas de leituras para que as mesmas possam ser comentadas;

 

l   5˚ ano Reescrever e criar histórias no computador;

 

l  Para o 6°Ano, trabalhar uma vez por mês leitura e reescrita de poesias através do computador;

 

l  Para o 7° e 8°ANO, trabalhar Contos;

 

l  Trabalhar a biografia de diferentes autores;

 

l  Recontar o texto que leu em cada mês;

 

l  Fazer a correção e guardá-la para a montagem de um livro no final do ano;

 

l  Expor esse livro para a comunidade escolar, com um dia de autógrafos;

 

l  Montar um jornal para expor no mural da escola;

 

l  Ler em voz alta para treinar a leitura;

 

l  Trabalhar as leituras digitais junto com a professora de Tecnologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 RECURSOS

 

                Livros didáticos, paradidáticos, revistas do FNDE, Dvds do TvEscola, dicionário, cartolina, papel manilha, folha sulfite, Textos disponíveis na internet  , pen drive, lousa digital ( quando estiver disponível na escola), Data show, câmera digital, gravador de celulares, aparelho de som, fones,etc.

 

 

 

 

 

 RESULTADOS ESPERADOS

 

                   A presente proposta de trabalho consiste no pressuposto de que os alunos com defasagem na leitura e escrita, ao terminarem o projeto sejam capazes de dominar com mais rapidez e eficiência os conteúdos curriculares.

 Esclarecer para os alunos que não importa  o ano ou século em que vivemos o importante é estarmos aptos a lidar com todas as tecnologias, pois a aula do futuro já existe e estamos vivenciando ela a cada dia.

O que almejo como professora de Tecnologia é trabalhar conteúdos como gramática, produção textual e oralidade com a finalidade de familiarizar todos com os recursos digitais.

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