segunda-feira, 11 de março de 2013

TVescola- Um Aliado no processo de Ensino e Aprendizagem.


Detalhes do Projeto:

 

 

 Direção: Prof.ªRosimar dos Santos Alves;

 

 

Diretora Adjunta: Prof.ª Cristiane Carvalho Cristaldo;

 

 

Coordenadora Matutino: Prof.ª Maísa;

 

Coordenadora Vespertino: Denise ;

 

 

Professores de Língua Portuguesa a Ano:  Walkiria,Simone , Roseli.

 

Professores Regentes Ano: Ilânia, Romilda, Ivonice e Wilson.

 

Professora Responsável pelo Projeto: Denise Farias Boeira.

 

 

Público Alvo: Alunos do ao Ano.

 

 

Turno que será desenvolvido: Matutino e vespertino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

Todo professor sabe da importância de trabalhar com materiais variados em sala de aula. (No mundo atual utilizar recursos audiovisuais é uma das estratégias mais eficazes). Somos bombardeados diariamente por imagens, na televisão, na internet e até nos celulares. Como professora da Sala de Tecnologia estou buscando melhorar a qualidade das aulas na Sala de Tecnologia, além de claro estar constantemente ligada em tudo relacionado à tecnologia educacional, por isso quero disponibilizar o material do TVescola dedicado integralmente a ajudar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, apresento no projeto vários filmes para serem trabalhados em todas as disciplinas.

Os DVDS do TVescola  contempla os dois modelos mais comuns para trabalhar com filmes na escola hoje: ver a história toda com os alunos e também selecionar trechos para explorar conteúdos específicos. Tenho certeza de que os professores irão adorar as possibilidades educativas de temas abordados nas aulas do TVescola, vamos aproveitar juntos todos os recursos que são disponibilizados por este material   que  a escola dispõe do material ,oportuniza professores e alunos conhecer e também curtir descobrindo novas obras.

JUSTIFICATIVA

   O Material do TVescola tem a característica de inovar o ensino, ajudando inclusive na integração daqueles professores com dificuldade de trabalhar em conjunto, e que insistem em individualizar suas ações pedagógicas, tornando-se a fonte de todos os problemas enfrentados pela escola na busca da melhoria da qualidade do ensino. O nível de aprendizagem pode melhorar bastante com o desenvolvimento de habilidades entre professores e alunos, e por meio de conteúdos significativos, nos quais fiquem expressos os conceitos básicos de cada unidade de estudo das respectivas disciplinas.
 É fundamental que o professor use de estratégias para acompanhar como o aluno elabora e organiza o conhecimento. A aplicação da ferramenta audiovisual, sob o contexto da arte-educação pela mídia na educação, é uma ação bastante positiva devido à inovação, atratividade e multidisciplinaridade que vem proporcionar ao âmbito escolar, e que funciona como suporte, no ensino fundamental e no ensino médio, frisando aqui que vamos utilizar somente com o ensino fundamental, tendo em vista que as atividades propostas irão contribuir, de forma bastante significativa, para o desenvolvimento das crianças e adolescente, permitindo-os a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo. O material do TVescola deve ser inserido como projeto sócio-educativo e desenvolvido através de um método próprio de educação ativa, com a característica do compartilhamento de informações usando deste recurso para servir ao próximo, e para o desenvolvimento social, cultural e sustentável, beneficiando paralelamente, a comunidade escolar e a comunidade local, através das ações sócio-educativas desenvolvidas com a DVDteca do TVescola.

OBJETIVOS

·        O objetivo consiste em aproximar os alunos e professores dos recursos do TVescola e dos valores que lhes são próprios, isto é, trabalho em equipe, constância, capacidade de espera, imaginação e sensibilidade. Quando utilizarem o material dos filmes, os alunos devem transmitir e comunicar ideias, escutar e dialogar com os outros. O projeto visa um resultado que não se limita apenas ao filme, mas especialmente a todas as aprendizagens do processo. Na visualização de filmes, aprendem a olhar a realidade com atenção, a pensar ou intuir como dar forma às ideias, a partilhar decisões e explicar as próprias escolhas, o que, de alguma maneira, constitui outra forma de se relacionar com o mundo e com os outros.

 

·        O objetivo central do projeto é o de possibilitar o acesso dos professores a filmes do TVescola que nem sempre prestigiados pelo sistema de distribuição comercial da indústria cinematográfica. Paralelamente, será uma ação de uma de pesquisa sobre comunicação-educação, todo o desenvolvimento do projeto será sistematizado com objetivo de se analisar e auxiliar o processo de ensino e aprendizagem.

Metodologia

 Estamos absolutamente imersos num mundo audiovisual, e justamente por isso a escola deve cada vez mais se apropriar desse meio. O Recurso audiovisual como ilustração didática está inserido na escola muito tempo, mas essa é uma geração que está exposta o tempo inteiro á linguagem visual- via televisão, celular e internet. Temos de aprimorar o uso desse recurso e encará-lo de forma critica.

 O uso em cada disciplina.

As possibilidades abertas pelo uso do cinema são inúmeras veja abaixo algumas delas.

Arte: Conhecer as técnicas de animação e efeitos especiais, analisar a trilha sonora.

Matemática: Resolver problemas apresentados no filme e conhecer parte da história da matemática.

História: Comparar diferentes visões da História, realizar pesquisas valendo-se da reconstituição e representação do passado nos filmes.

Educação Física: Expressarem-se por meio de Movimentos corporais presentes nos filmes, conhecer formas de danças e lutas.

Geografia: Conhecer diferentes culturas e espaços.

Ciências: Conhecer os sistemas que compõem o corpo humano e seu funcionamento, adquirir valores e noções sobre o meio ambiente.

Língua Estrangeira: Ampliar o vocabulário, tomar contato com diferentes pronuncias.

Língua Portuguesa: Conhecer as realidades de outros países lusófonos, trabalhar a relação entre o Cinema e a Literatura.

 

Recursos que serão utilizados:

·        Data Show;

·        Dvds do TVescola;

·        Caixas de som;

·        Câmera Digital,

·        Software Word ou Broffice para desenvolvimento de comentários;

·        Impressora, etc.;

 

Período de Desenvolvimento: Março á Julho de 2013.

 

 

Considerações Finais

 

Fazer a Educação que sonhamos quer dizer reinventá-la em cada circunstância,

 

É através dos professores que se pretende chegar ao aluno, através de um processo multiplicador das discussões dos meios de comunicação na sociedade. A idéia é a de proporcionar auxilio as aulas, mas ao mesmo tempo possibilitar aos professores o acesso aos DVDS do TVescola  Os professores, de uma maneira geral, têm pouco acesso a filmes e eventos culturais diversificados, que na maioria das vezes desconhecem o material disponibilizado pelo TVescola as vezes ele até sabe que tem na escola mas por falta de tempo e até mesmo acesso acaba não utilizando o material.. A ideia então foi a de criar esse projeto como uma maneira de atualização no qual esse professor pudesse ter acesso a filmes com conteúdos  interessantes que, ao mesmo tempo, tenham como temática o papel dos meios no mundo moderno e possam discutir com seus pares suas impressões e opiniões num ambiente descontraído e agradável, dentro do seu local de trabalho: a própria escola.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário