Detalhes
do
Projeto:
Direção: Prof.ªRosimar
dos
Santos
Alves;
Diretora
Adjunta: Prof.ª
Cristiane
Carvalho
Cristaldo;
Coordenadora
Matutino:
Prof.ª
Maísa;
Coordenadora
Vespertino:
Denise
;
Professores
de
Língua
Portuguesa
6˚
a
8˚
Ano: Walkiria,Simone , Roseli.
Professores
Regentes
5˚
Ano:
Ilânia,
Romilda,
Ivonice
e
Wilson.
Professora
Responsável
pelo
Projeto:
Denise Farias Boeira.
Público
Alvo: Alunos
do
5°
ao
8°
Ano.
Turno
que
será
desenvolvido:
Matutino
e
vespertino.
Introdução
Todo professor sabe da importância de trabalhar com materiais variados em sala de aula. (No mundo atual utilizar recursos audiovisuais é uma das estratégias mais eficazes). Somos bombardeados diariamente por imagens, na televisão, na internet e até nos celulares. Como professora da Sala de Tecnologia estou buscando melhorar a qualidade das aulas na Sala de Tecnologia, além de claro estar constantemente ligada em tudo relacionado à tecnologia educacional, por isso quero disponibilizar o material do TVescola dedicado integralmente a ajudar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, apresento no projeto vários filmes para serem trabalhados em todas as disciplinas.
Os DVDS do TVescola
contempla os dois modelos mais comuns para trabalhar com filmes na escola hoje: ver a história toda com os alunos e também selecionar trechos para explorar conteúdos específicos. Tenho certeza de que os professores irão adorar as possibilidades educativas de temas abordados nas aulas do TVescola, vamos aproveitar juntos todos os recursos que são disponibilizados por este material já que a escola dispõe do material ,oportuniza professores e alunos conhecer e também curtir descobrindo novas obras.
JUSTIFICATIVA
O Material do TVescola tem a característica de inovar o ensino, ajudando inclusive na integração daqueles professores com dificuldade de trabalhar em conjunto, e que insistem em individualizar suas ações pedagógicas, tornando-se a fonte de todos os problemas enfrentados pela escola na busca da melhoria da qualidade do ensino. O nível de aprendizagem pode melhorar bastante com o desenvolvimento de habilidades entre professores e alunos, e por meio de conteúdos significativos, nos quais fiquem expressos os conceitos básicos de cada unidade de estudo das respectivas disciplinas.
É fundamental que o professor use de estratégias para acompanhar como o aluno elabora e organiza o conhecimento. A aplicação da ferramenta audiovisual, sob o contexto da arte-educação pela mídia na educação, é uma ação bastante positiva devido à inovação, atratividade e multidisciplinaridade que vem proporcionar ao âmbito escolar, e que funciona como suporte, no ensino fundamental e no ensino médio, frisando aqui que vamos utilizar somente com o ensino fundamental, tendo em vista que as atividades propostas irão contribuir, de forma bastante significativa, para o desenvolvimento das crianças e adolescente, permitindo-os a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo. O material do TVescola deve ser inserido como projeto sócio-educativo e desenvolvido através de um método próprio de educação ativa, com a característica do compartilhamento de informações usando deste recurso para servir ao próximo, e para o desenvolvimento social, cultural e sustentável, beneficiando paralelamente, a comunidade escolar e a comunidade local, através das ações sócio-educativas desenvolvidas com a DVDteca do TVescola.
É fundamental que o professor use de estratégias para acompanhar como o aluno elabora e organiza o conhecimento. A aplicação da ferramenta audiovisual, sob o contexto da arte-educação pela mídia na educação, é uma ação bastante positiva devido à inovação, atratividade e multidisciplinaridade que vem proporcionar ao âmbito escolar, e que funciona como suporte, no ensino fundamental e no ensino médio, frisando aqui que vamos utilizar somente com o ensino fundamental, tendo em vista que as atividades propostas irão contribuir, de forma bastante significativa, para o desenvolvimento das crianças e adolescente, permitindo-os a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo. O material do TVescola deve ser inserido como projeto sócio-educativo e desenvolvido através de um método próprio de educação ativa, com a característica do compartilhamento de informações usando deste recurso para servir ao próximo, e para o desenvolvimento social, cultural e sustentável, beneficiando paralelamente, a comunidade escolar e a comunidade local, através das ações sócio-educativas desenvolvidas com a DVDteca do TVescola.
OBJETIVOS
·
O objetivo consiste em aproximar os alunos e professores dos
recursos do TVescola e dos valores que lhes são próprios, isto é, trabalho em
equipe, constância, capacidade de espera, imaginação e sensibilidade. Quando
utilizarem o material dos filmes, os alunos devem transmitir e comunicar
ideias, escutar e dialogar com os outros. O projeto visa um resultado que não
se limita apenas ao filme, mas especialmente a todas as aprendizagens do
processo. Na visualização de filmes, aprendem a olhar a realidade com atenção,
a pensar ou intuir como dar forma às ideias, a partilhar decisões e explicar as
próprias escolhas, o que, de alguma maneira, constitui outra forma de se relacionar
com o mundo e com os outros.
·
O objetivo central do projeto é o de possibilitar o acesso
dos professores a filmes do TVescola que nem sempre prestigiados pelo sistema
de distribuição comercial da indústria cinematográfica. Paralelamente, será uma
ação de uma de pesquisa sobre comunicação-educação, todo o desenvolvimento do
projeto será sistematizado com objetivo de se analisar e auxiliar o processo de
ensino e aprendizagem.
Metodologia
Estamos absolutamente imersos num mundo audiovisual, e justamente por isso a escola deve cada vez mais se apropriar desse meio. O Recurso audiovisual como ilustração didática está inserido na escola há muito tempo, mas essa é uma geração que está exposta o tempo inteiro á linguagem visual- via televisão, celular e internet. Temos de aprimorar o uso desse recurso e encará-lo de forma critica.
O uso em cada disciplina.
As possibilidades abertas pelo uso do cinema são inúmeras veja abaixo algumas delas.
Arte:
Conhecer
as
técnicas
de
animação
e
efeitos
especiais,
analisar
a
trilha
sonora.
Matemática:
Resolver
problemas
apresentados
no
filme
e
conhecer
parte
da
história
da
matemática.
História:
Comparar
diferentes
visões
da
História,
realizar
pesquisas
valendo-se
da
reconstituição
e
representação
do
passado
nos
filmes.
Educação Física: Expressarem-se
por
meio
de
Movimentos
corporais
presentes
nos
filmes,
conhecer
formas
de
danças
e
lutas.
Geografia:
Conhecer
diferentes
culturas
e
espaços.
Ciências:
Conhecer
os
sistemas
que
compõem
o
corpo
humano
e
seu
funcionamento,
adquirir
valores
e
noções
sobre
o
meio
ambiente.
Língua Estrangeira:
Ampliar
o
vocabulário,
tomar
contato
com
diferentes
pronuncias.
Língua Portuguesa:
Conhecer
as
realidades
de
outros
países
lusófonos,
trabalhar
a
relação
entre
o
Cinema
e
a
Literatura.
Recursos que serão utilizados:
·
Data Show;
·
Dvds do TVescola;
·
Caixas de som;
·
Câmera Digital,
·
Software Word ou Broffice para desenvolvimento de comentários;
·
Impressora, etc.;
Período de Desenvolvimento: Março á Julho de 2013.
Considerações Finais
“Fazer a Educação que sonhamos quer dizer reinventá-la em cada circunstância”,
É através dos professores que
se pretende chegar ao aluno, através de um processo multiplicador das
discussões dos meios de comunicação na sociedade. A idéia é a de proporcionar
auxilio as aulas, mas ao mesmo tempo possibilitar aos professores o acesso aos
DVDS do TVescola Os professores, de uma
maneira geral, têm pouco acesso a filmes e eventos culturais diversificados,
que na maioria das vezes desconhecem o material disponibilizado pelo TVescola
as vezes ele até sabe que tem na escola mas por falta de tempo e até mesmo
acesso acaba não utilizando o material.. A ideia então foi a de criar esse
projeto como uma maneira de atualização no qual esse professor pudesse ter
acesso a filmes com conteúdos
interessantes que, ao mesmo tempo, tenham como temática o papel dos
meios no mundo moderno e possam discutir com seus pares suas impressões e
opiniões num ambiente descontraído e agradável, dentro do seu local de
trabalho: a própria escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário