terça-feira, 19 de novembro de 2013


ESCOLA MUNICIPAL PÓLO RAMIRO NORONHA









PROJETO: AS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO/PROFESSOR









PONTA PORÃ/MS
OUTUBRO/ 2013




IDENTIFICAÇÃO

DIREÇÃO:
PROF.ª ROSIMAR DOS SANTOS ALVES
DIRETORA ADJUNTA:
PROF.ª CHRISTIANE CARVALHO CRISTALDO
COORDENADORAS:
PROF.ª EDNÉIA MARQUES,
PROF.ª DENISY DEALTRY,
PROF.ª MAÍSA CARVALHO,
PROF. ª PORFIRIA MONGES
PROF.ª VIVIANE HAMMES

PROFESSORES STE MATUTINO
ADRIANA MANFIO
MONALISA MARA MENINELLI MOLINA

PROFESSORES STEVESPERTINO
IRAN PEREIRA LINS
WANDERLEY BRANDÃO JUNIOR

PROFESSORES STE NOTURNO
JUCELIA BENITES RODRIGUES

TURNO:
MATUTINO, VESPERTINO E NOTURNO





ÍNDICE

I. Apresentação
II. Justificativa
III. Objetivos
3.1. Objetivo Geral
3.2. Objetivos Específicos
IV. Metodologia
V. Recursos
VI. AVALIAÇÃO
5.1. Recursos Humanos
5.2. Recursos Materiais
VII.. Referencias Bibliográficas





I. APRESENTAÇÃO


O Projeto: As Tecnologias a Serviço da Educação/Professor consistem num plano de trabalho para a realização de atividades e execução de projetos utilizando os diferentes recursos tecnológicos na educação, planejado em meados do 3º bimestre e desenvolvido no 4º bimestre do ano de 2013 e dará continuidade no ano letivo de 2014, em prol da melhoria da qualidade de ensino e redução dos índices de evasão escolar através de intervenções mais rápidas e precisas na deficiência da aprendizagem, além de possibilitar novas ferramentas pedagógicas aos professores, construídas individualmente e coletivamente.
Serão desenvolvidas atividades nas áreas de: Edição de simulados e atividades extra-classe pelos professores, edição de áudio (oratória/locução), jornal impresso e online. As atividades serão desenvolvidas em forma de projetos que serão executados gradativamente, à medida que os professores e alunos vão sendo orientados e capacitados.
Os professores da STE, nesse primeiro momento estarão auxiliando os professores regentes em algumas avaliações, inserindo as questões no programa.
O projeto será coordenado e executado pelos professores da Sala de Tecnologia Educacional da Escola Municipal Ramiro Noronha, com apoio dos professores de todas as áreas principalmente e aval da direção escolar e do NTEM/SEME.

II – JUSTIFICATIVA

No contexto educacional e nos diversos segmentos sociais é percebível que não basta ter apenas o acesso as ferramentas oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, pois o que realmente fará a diferença é saber utilizar essa tecnologia para a busca e seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Segundo MORAN (1994), as Tecnologias de Informação e Comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria do conhecimento com ética e cabe a nós professores que detemos um pouco mais de conhecimento tecnológico propor alternativas ou mecanismos que venham de encontro com os interesses pedagógicos..
É inegável a amplitude do território em que estão sendo posicionadas as TIC. No limite, podem ser postas como elemento estruturante de um novo fazer pedagógico (Kenski, 2001), bem como de relações sociais que, por serem inéditas, dão sustentação a neologismos como ''cibercultura'' (Lévy, 1999). No outro extremo, o que as novas tecnologias sustentam é uma forma de assassinato do mundo real, com a liquidação de todas as referências (Baudrillard, 1991). No entremeio, as TIC podem constituir novos formatos para estas, velhas concepções de ensino e aprendizagem, inscritas em um movimento de modernização conservadora ou, ainda, em condições específicas, instaurar diferenças qualitativas nas práticas pedagógicas (Belloni, 2001; Cysneiros, 2001; Pretto, 2001).
Conforme ALMEIDA (2005), para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar o que se aproxima das características da concepção de gestão, assim tratar de tecnologias na escola engloba processos de gestão de tecnologias, recurso, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção.
O uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional (ALMEIDA, 2005).
Com base no contexto acima o referido projeto, buscará sensibilizar e incentivar profissionais em educação para a compreensão, investigação e utilização das diversas tecnologias presentes no cotidiano escolar, pois acredita-se que através da interação das diversas mídias impressas e digitais, e demais recursos tecnológicos existentes nas escolas junto às práticas pedagógicas, é possível o alcance de resultados positivos em relação a produção do conhecimento, da criatividade e do trabalho coletivo, proporcionando ao aprendiz o real significado dos assuntos, e sua participação ativa na sociedade do conhecimento, da informação e da comunicação.
III. OBJETIVOS
3.1 – Geral:

  • Capacitar professores e alunos ao domínio necessário quanto à utilização das diferentes tecnologias, articulando os recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, reestruturando, assim, a prática pedagógica.
3.2 – Específicos:
  • Capacitar e motivar os professores a utilizarem os recursos tecnológicos e midiáticos como: Software EasyQuizzy-2.0, Webquestions2, Ardora5.3, Audacity e o Jornal impresso e On line.

  • Despertar o interesse do professor para a utilização dos recursos tecnológicos durante as aulas.
  • Incentivar o desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula utilizando diversos recursos tecnológicos e midiáticos.
  • Buscar a formação de uma equipe de multiplicadores entre os alunos na produção e edição de áudio e jornal impresso e on line;

  • Ampliar o nível de interesse e de percepção dos alunos para as questões sociais, históricas e culturais através da participação nos trabalhos dentro e fora da escola;

  • Proporcionar aos professores novas formas de atividades pedagógicas e metodológicas buscando elevar o nível de aprendizagem, através da intervenção mais rápida e precisa na deficiência da aprendizagem de determinado conteúdo através da resolução de simulados, Quiz, Oratória (em Português e Espanhol através da edição de áudio), Redação e Escrita (Jornal);

  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender os conteúdos disciplinares através de atividades interativas e atraentes, motivando ao mesmo tempo o despertar de talentos técnicos e artísticos;

  • Criar novo meio de incentivo ao bom desempenho escolar, utilizando o nível de notas e comportamento participativo nas aulas regulares como critérios adicionais de seleção para participar das atividades extras classe no projeto;

  • Descobrir e estimular novos talentos;

  • Aprimorar conhecimentos sobre o uso e a importância da mídia impressa na prática pedagógica.

IV. METODOLOGIA
O Curso terá uma carga horária total de 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 para execução do projeto educacional. O professor poderá optar em realizar somente a parte presencial, sendo desta forma certificado com uma carga horária de 40 horas.
O curso será desenvolvido nas dependências da Escola Municipal Ramiro Noronha. Será formada uma turma com no máximo 20 cursistas, podendo dentro do possível ser usado a hora atividade dos professores quando conciliar com a da STE, pois existem professores que tem aula em outras escola e não poderão está no horário normal destinado ao curso. Os encontros serão realizados a noite de terça a quinta-feira das 7:30 às 20:30 horas com duração de três horas cada encontro. O curso prevê a capacitação de professores da Unidade Escolar. Esta formação tem como meta a inclusão digital e socialização dos recursos tecnológicos de forma pedagógica na educação garantindo a qualidade do ensino e da aprendizagem significativa dos alunos.
A formação terá início em 22 de outubro de 2013. Neste primeiro momento o curso iniciará com o uso do Software EasyQuizzy-2.0 e a apresentação do Webquestions2. Sendo o primeiro uma ferramenta excelente para a elaboração de simulado e testes, onde o mesmo possui um sistema de sorteio de até seis (06) tipos diferentes de perguntas e respostas aleatório e/ou em ordem, possibilitando assim um sistema de anti-fraude e o mesmo possibilita saber o resultado (a nota) no término do teste, podendo também ser exportado o arquivo no formato executável (.exe) ou em (.xml) para publicar em site, além de contar com até cinquenta (50) possíveis respostas e um número ilimitado de questões. Já o segundo não possui os mesmos recursos do primeiro contando com apenas quatro (04) tipos de perguntas, porém conta com até quatro respostas de forma não aleatória e poderá ser salvo no formato padrão ou em HTML e nesse formato poderá ser copiado o código fonte e postado no blog dos professores ou da escola.
Durante as atividades previstas pelo curso, os profissionais da educação, ou seja, os cursistas serão orientados quanto à utilização das ferramentas de produtividade oferecida pelos programas em uso e suas utilidades e interação junto ao desenvolvimento das práticas realizadas em sala de aula.
Durante os momentos presenciais do curso, será propiciado inúmeras atividades de troca de experiências entre os cursistas, incluindo, apresentações de atividades desenvolvidas através dos recursos tecnológicos e debates. Momentos esse para que todos possam aprender e ensinar. A experiência de cada educador é preciosa e certamente todos tem tanto a contribuir quanto a receber num processo em que a prática na sala de aula estará sempre em pauta.
O curso será enriquecido com leituras de textos pertinentes as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, enfatizando inclusive a importância das mídias impressas/digitais e outros recursos tecnológicos existentes na escola.
A certificação ficará sob a responsabilidade da escola. Constituem critérios para a obtenção do certificado: 75% de freqüência/participação nos encontros presenciais.
A programação do curso está organizada em oito (08) unidades de estudo e prática, são elas organizadas da seguinte forma:
  • Unidade 1. EasyQuizzy-2.0
  • Unidade 2. Elaboração e edição de atividades para as aulas
  • Unidade 3. Webquestions2
  • Unidade 4: Noções de edição e formatação no Word, Power Point e paint ou aplicativos equivalente a estes no Linux.
  • Unidade 5. Ardora 5.3
  • Unidade 6. Apresentação para nossas aulas
  • Unidade 7. Audacity
  • Unidade 8. Jornal impresso e On line

A capacitação técnica terá um total de horas de acordo com a necessidade de cada tema, abordando temas desde a idéia até a produção final das atividades propostas, o uso do jornal na sala de aula, elaboração de um jornal, jornal falado, elaboração de um jornal falado filmado, editoração de uma reportagem, o rádio ou áudio na prática pedagógica, criação de um programa de rádio e até a apresentação de peças teatrais a desenvolver com os educandos, abrangendo a expressividade oral e corporal, interpretação e teatro, filmagem e editoração de áudio e vídeo.
O projeto será realizado em 2 etapas distintas:
Na etapa 1 serão capacitados os professores e coordenação interessada na realização do projeto na escola para entender e desenvolver as atividades propostas para essa primeira etapa, pois as avaliações mensal do 4º bimestre para os alunos do 3º ao 8º ano na maioria das disciplinas já serão nesse sistema de teste ou simulado no computador para a realização deles com o uso do programa EasyQuizzy-2.0.
Na Etapa 2, serão capacitados os professores e coordenação interessada na realização do projeto na escola para o uso das demais ferramentas oferecidas e realização de projetos com os educando no decorrer do primeiro bimestre do ano letivo de 2014.

V – RECURSOS
6.1 – Recursos Humanos:
  • Professores da Escola
  • Professores da STE
  • Participação de alguns alunos em determinadas ações
6.2 – Recursos Materiais:
  • Salas de Tecnologia Educacional da Escola Municipal Ramiro Noronha
  • Computador
  • Caixa de som e microfone
  • Apostila
  • Internet
  • Mídias: Jornal, Revista, Livro didático, Propaganda, História em Quadrinhos, Cordel, Rádio, TV, Vídeo.
  • Câmera Fotográfica Digital.
  • CDs, DVDs.
  • Filmadora.
  • Datashow.
  • Caderno e lápis.

VI. AVALIAÇÃO
Pontos positivos
Nesta primeira etapa, a ação foi válida e de suma importância, pois proporcionou uma melhor identificação e de forma rápida para a intervenção na aprendizagem de alguns alunos que foram detectado a falta de conhecimento ou domínio de alguns conteúdos ensinados e se fossem esperar a forma tradicional levaria mais tempo para identificar e sanar a deficiência nesse conteúdo. Além disso proporcionou aos alunos uma interação com as novas tecnologias, fazendo-os conhecer uma forma diferenciada de avaliação, a qual não tinham conhecimento.
Com esse método proporcionou um maior dinamismo na apuração da nota, além de proporcionar uma economia de tempo e papel ao professor e destinar esse tempo ao lazer e a família e na elaboração de mais conteúdo de forma diferenciada e criar estratégias de aprendizagem para sanar a deficiência do aluno em certo assunto. Exemplo: álgebra e frações na disciplina de Matemática ou Gramática na disciplina de Português, etc.
Pontos negativos
No primeiro teste realizado, com a disciplina “X”, houve muitas notas baixas, porque alguns alunos, apesar de estarem sabendo que seria um teste e que a nota seria uma das avaliações mensais, chegaram na sala de tecnologia para fazer a prova sem compromisso, como se fossem jogar um joguinho qualquer, porém após saberem qual foi a nota obtida e que a mesma seria a nota mensal os que ainda não tinham terminado o teste se preocuparam em fazer com mais calma gastando mais tempo tirando melhores notas, já que os outros não fizeram isso. Como já mencionei anteriormente que é o computador que dá o resultado não precisando assim o professor corrigir aquele monte de prova novamente. O teste foi refeito e as novas notas obtidas foram melhores que as primeiras, isso para aqueles que levaram a sério. Porém para aqueles outros que não levaram a nota foi a mesma ou até pior, mas aí alguns professores consideraram a maior nota alcançada.


VII - REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento.. São Paulo: PROEM, 2002. v. 1. 63 p

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL, Revista tecnologia Educacional. Ano XXXII, Nº 163/166, Outubro/2003 – Setembro/2004.

BELLONI, Maria Luiza. A integração das tecnologias de informação e comunicação aos processos educacionais. In: BARRETO, Raquel G. (Org.) Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

CYSNEIROS, Paulo G. Programa Nacional de Informática na Educação: novas tecnologias, velhas estruturas. In: BARRETO, Raquel G. (Org.) Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

COSCARELLI, Carla Viana. Livro de receitas para o professor de Português: atividades para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

___________. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

KENSKI, Vani M. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. In: BARRETO, Raquel G. (Org.) Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

LEITE, Lígia Silva (Coord) ET all. Tecnologia Educacional: descubra suas possiblidades na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MARCONDES, Beatriz. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
MORAN, José Manuel. Interferências dos Meios de Comunicação no nosso Conhecimento. INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, XVII (2):38-49, julho-dezembro 1994.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
_____________. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

PRETTO, Nelson de Luca. Políticas públicas educacionais: dos materiais didáticos aos multimídias. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 22., 1999, Caxambu. 1 CD-ROM.
TAKAZAKI, Heloísa Harue. Linguagens no Século XXI: língua portuguesa. São Paulo: IBEP, 2002

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