quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PROJETO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO



ESCOLA  POLO MUNICIPAL RAMIRO NORONHA

Diretora: Rosimar Alves dos Santos
Vice-diretora: Christiane Carvalho Cristaldo
Coordenadora:  Ednéia Marques e Porfíria Monges
Professores envolvidos: Professores do 1º  ao 4º ano (matutino e vespertino) e professores de STE da escola (Adriana Manfio e Wanderley Júnior)
Disciplinas: Português, matemática, ciências, geografia, história, artes, Ed. Física
Público alvo: alunos do 1º  ao 4º ano (matutino e vespertino.)

1 1 -  JUSTIFICATIVA

          Atualmente existem muitos veículos nas ruas e as crianças saem mais de casa, isso acarreta um fluxo maior de pedestres e transportes nas ruas e avenidas de nossa cidade. Além disso, esta unidade escolar localiza-se em uma rua de fronteira, com  grande movimento, na qual a sinalização é precária e não garante segurança das crianças e seus responsáveis ao atravessar a rua.

         Diante desta realidade faz-se necessário abordar com os alunos conceitos de segurança no trânsito, possibilitando aos alunos adquirirem conhecimento, conscientização e o respeito pelas regras de trânsito, percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e coletiva.

2- OBJETIVO GERAL

     O presente projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre as leis de trânsito, alertando sobre os perigos que nele ocorrem, e sobretudo, como devem se comportar e respeitar as leis para a sua segurança e a dos outros.

3 - OBJETIVOS  ESPECIFICOS

● Conscientizar  as crianças  da importância das normas de trânsito.
● Fazer com que os alunos olhem para os dois lados antes de atravessar a rua e atravessem sempre na faixa de segurança
● Contribuir para que os alunos  reconheçam o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e significado;
 Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que comprometem essa segurança;
Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.
Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
Identificar os principais sinais de trânsito;
● Fazer com que os alunos aprendam a digitar textos no Word e trabalhar no paint

4-  METODOLOGIA (1º ao 4º ano)

● Exposição do tema “Trânsito” em sala de aula, apresentando os conhecimentos básicos de legislação do trânsito, sinalização, cuidados e dados no trânsito, explorando também o trânsito e cidadania, trânsito e meio ambiente, etc. (prof. Regente – 2º, 3º e 4º ano)
● Visualização de vídeos de conscientização sobre o trânsito. (prof.STE – 1º,  2º, 3º e 4º ano)
●  Utilização de software educativos com variados jogos sobre o assunto (prof.STE - 1º,  2º, 3º e 4º ano)
● Pesquisa na STE sobre assuntos relacionados ao trânsito  (causas de acidentes no trânsito, conseqüências dos acidentes, imprudência no trânsito, primeiros socorros, etc) (prof.STE)
● Elaboração de uma redação sobre o trânsito e cartazes sobre o assunto, em que aparecerá duas situações: uma com as formas corretas e outra com os erros cometidos no trânsito. (prof. Regente - 4º anos)
● Criação de frases educativas sobre o assunto. (prof. Regente - – 2º, 3º e 4º ano)
●   Elaboração de uma paródia sobre o assunto (prof. Regente – 4º ano)
● Trabalhar com atividades em sala em folhas xerocadas, como figuras para colorir, cruzadinhas, caça-palavras, como se comportar no trânsito (prof. Regente e prof,. Artes – 2º, 3º e 4º ano)
Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas ), placas e semáforos (Prof. regente e prof. Ed.física – 4º ano)
Confecção de placas para painel e maquetes (Prof. Artes – 3º ano)
● Criação de história em quadrinhos sobre o trânsito sobre algo que já viram, como por exemplo: uma batida, atropelamento, etc (prof. Regente  e artes– 4º ano)
● Construção de carrinhos com caixas de papelão (prof regente – 1º ano - vespertino)
●   Fazer a gravação da paródia (Prof. STE – 4º ano)
●  Realização de desenhos no paint sobre placas de trânsito (prof. Artes – 4º ano)
●  Os alunos deverão digitar no Word o poema ou a redação por eles elaborado e depois será feita a impressão dos mesmos (prof STE – 4º ano)
●  Construção de uma cidade educativa na escola enfatizando as regras de trânsito (placas, sinalização)  (Prof.educação física – 2º e 3º anos)
● Elaboração de um teatro de conscientização do assunto (prof. Artes e Ed.física – 3º e 4º ano)
● Pedir aos órgãos competentes mais sinalização para a rua nas proximidades da escola (prof.STE)
● Realização de um jornal educativo para finalizar o projeto, com a produção dos alunos, utilizando o programa do Microsoft (Publisher 2007)  (prof.STE – 3º e 4º ano)
●  Os alunos deverão digitar no Word o poema ou a redação por eles elaborado e depois será feita a impressão dos mesmos (prof STE – 4º ano)
●  Construção de uma cidade educativa na escola enfatizando as regras de trânsito (placas, sinalização)  (Prof.educação física – 2º e 3º ano)
● Elaboração de um teatro de conscientização do assunto (prof. Artes e Ed.física – 3º e 4º ano)
● Pedir aos órgãos competentes mais sinalização para a rua nas proximidades da escola (prof.STE)

4. RECURSOS

Humanos : alunos (1º ao 4º anos) , professores (1º ao 4º anos)

 Materiais: atividades xerocadas, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, colagens, pinturas, livros, revistas, jornais, placas de trânsito, aplicativos de jogos, computador, data-show, pendrive

5. CONTEÚDOS

Português: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; elaboração de redação, paródias e frases relacionadas ao trânsito, visualização de vídeos educativos
Matemática: desenhos geométricos
Artes e Educação Física: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis), desenho das placas no paint, confeção de placas de trânsito, realização de um teatro e construção de uma cidade educativa com as regras de trânsito
 História e geografia: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
Ciências: primeiros socorros, acidentes de trânsito

6. AVALIAÇÃO

Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
 Observando a participação, interesse e entusiasmo;
 Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes,  maquetes, redação, atividades na STE (digitação da redação e frases educativas)
Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;
 Observando as mudanças comportamentais;
 Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;



                                       Teatro de conscientização sobre o trânsito


                                         Trabalhos desenvolvidos pelos alunos

                                          Jogos sobre Trânsito



Vídeos de conscientização 

                                         Desenho das placas de Trânsito







                                          Digitação de frases elaboradas pelos alunos









                                         Construção de uma cidade educativa

                                          Trabalhos no Tucks Paint


Nenhum comentário:

Postar um comentário