PROJETO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
ESCOLA POLO MUNICIPAL RAMIRO NORONHA
Diretora: Rosimar Alves dos Santos
Vice-diretora: Christiane Carvalho Cristaldo
Coordenadora: Ednéia Marques e Porfíria Monges
Professores envolvidos: Professores do 1º ao 4º ano (matutino e vespertino) e professores de STE da escola (Adriana Manfio e Wanderley Júnior)
Disciplinas: Português, matemática, ciências, geografia, história, artes, Ed. Física
Público alvo: alunos do 1º ao 4º ano (matutino e vespertino.)
1 1 - JUSTIFICATIVA
Atualmente existem muitos veículos nas ruas e as crianças saem mais de casa, isso acarreta um fluxo maior de pedestres e transportes nas ruas e avenidas de nossa cidade. Além disso, esta unidade escolar localiza-se em uma rua de fronteira, com grande movimento, na qual a sinalização é precária e não garante segurança das crianças e seus responsáveis ao atravessar a rua.
Diante desta realidade faz-se necessário abordar com os alunos conceitos de segurança no trânsito, possibilitando aos alunos adquirirem conhecimento, conscientização e o respeito pelas regras de trânsito, percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança individual e coletiva.
2- OBJETIVO GERAL
O presente projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre as leis de trânsito, alertando sobre os perigos que nele ocorrem, e sobretudo, como devem se comportar e respeitar as leis para a sua segurança e a dos outros.
3 - OBJETIVOS ESPECIFICOS
● Conscientizar as crianças da importância das normas de trânsito.
● Fazer com que os alunos olhem para os dois lados antes de atravessar a rua e atravessem sempre na faixa de segurança
● Contribuir para que os alunos reconheçam o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e significado;
● Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
● Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que comprometem essa segurança;
● Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.
● Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
● Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
● Identificar os principais sinais de trânsito;
● Fazer com que os alunos aprendam a digitar textos no Word e trabalhar no paint
4- METODOLOGIA (1º ao 4º ano)
● Exposição do tema “Trânsito” em sala de aula, apresentando os conhecimentos básicos de legislação do trânsito, sinalização, cuidados e dados no trânsito, explorando também o trânsito e cidadania, trânsito e meio ambiente, etc. (prof. Regente – 2º, 3º e 4º ano)
● Visualização de vídeos de conscientização sobre o trânsito. (prof.STE – 1º, 2º, 3º e 4º ano)
● Utilização de software educativos com variados jogos sobre o assunto (prof.STE - 1º, 2º, 3º e 4º ano)
● Pesquisa na STE sobre assuntos relacionados ao trânsito (causas de acidentes no trânsito, conseqüências dos acidentes, imprudência no trânsito, primeiros socorros, etc) (prof.STE)
● Elaboração de uma redação sobre o trânsito e cartazes sobre o assunto, em que aparecerá duas situações: uma com as formas corretas e outra com os erros cometidos no trânsito. (prof. Regente - 4º anos)
● Criação de frases educativas sobre o assunto. (prof. Regente - – 2º, 3º e 4º ano)
● Elaboração de uma paródia sobre o assunto (prof. Regente – 4º ano)
● Trabalhar com atividades em sala em folhas xerocadas, como figuras para colorir, cruzadinhas, caça-palavras, como se comportar no trânsito (prof. Regente e prof,. Artes – 2º, 3º e 4º ano)
● Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas ), placas e semáforos (Prof. regente e prof. Ed.física – 4º ano)
● Confecção de placas para painel e maquetes (Prof. Artes – 3º ano)
● Criação de história em quadrinhos sobre o trânsito sobre algo que já viram, como por exemplo: uma batida, atropelamento, etc (prof. Regente e artes– 4º ano)
● Construção de carrinhos com caixas de papelão (prof regente – 1º ano - vespertino)
● Fazer a gravação da paródia (Prof. STE – 4º ano)
● Realização de desenhos no paint sobre placas de trânsito (prof. Artes – 4º ano)
● Os alunos deverão digitar no Word o poema ou a redação por eles elaborado e depois será feita a impressão dos mesmos (prof STE – 4º ano)
● Construção de uma cidade educativa na escola enfatizando as regras de trânsito (placas, sinalização) (Prof.educação física – 2º e 3º anos)
● Elaboração de um teatro de conscientização do assunto (prof. Artes e Ed.física – 3º e 4º ano)
● Pedir aos órgãos competentes mais sinalização para a rua nas proximidades da escola (prof.STE)
● Realização de um jornal educativo para finalizar o projeto, com a produção dos alunos, utilizando o programa do Microsoft (Publisher 2007) (prof.STE – 3º e 4º ano)
● Os alunos deverão digitar no Word o poema ou a redação por eles elaborado e depois será feita a impressão dos mesmos (prof STE – 4º ano)
● Construção de uma cidade educativa na escola enfatizando as regras de trânsito (placas, sinalização) (Prof.educação física – 2º e 3º ano)
● Elaboração de um teatro de conscientização do assunto (prof. Artes e Ed.física – 3º e 4º ano)
● Pedir aos órgãos competentes mais sinalização para a rua nas proximidades da escola (prof.STE)
4. RECURSOS
● Humanos : alunos (1º ao 4º anos) , professores (1º ao 4º anos)
● Materiais: atividades xerocadas, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, colagens, pinturas, livros, revistas, jornais, placas de trânsito, aplicativos de jogos, computador, data-show, pendrive
5. CONTEÚDOS
● Português: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; elaboração de redação, paródias e frases relacionadas ao trânsito, visualização de vídeos educativos
● Matemática: desenhos geométricos
● Artes e Educação Física: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis), desenho das placas no paint, confeção de placas de trânsito, realização de um teatro e construção de uma cidade educativa com as regras de trânsito
● História e geografia: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
● Ciências: primeiros socorros, acidentes de trânsito
6. AVALIAÇÃO
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
● Observando a participação, interesse e entusiasmo;
● Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes, maquetes, redação, atividades na STE (digitação da redação e frases educativas)
● Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;
● Observando as mudanças comportamentais;
● Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;
Trabalhos desenvolvidos pelos alunos
Jogos sobre Trânsito
Vídeos de conscientização
Digitação de frases elaboradas pelos alunos
Construção de uma cidade educativa
Trabalhos no Tucks Paint
Nenhum comentário:
Postar um comentário